Audição do Ballet Bolshoi em Itabuna movimenta apaixonados da dança na cidade

Oportunidade para novos talentos
Arquivo/Google

Até a próxima terça-feira (16)  acontece em Itabuna a primeira audição de jovens bailarinos para Escola do Teatro Bolshoi no Brasil promovida pelo programa Viv-à-rte, vinculado à Fundação Marimbeta - Sítios de Integração da Criança e do Adolescente.

Com mais de trezentas crianças inscritas entre meninos e meninas de 08 a 17 anos espera-se três dias de audição muito agitados. As inscrições foram gratuitas e vieram de escolas públicas e particulares de Ballet e principalmente de programas sociais de Itabuna. Além de escolas de Ballet de Itajuípe, Ilhéus, Canavieiras, Porto Seguro e Guanambí.

No dia 14, primeiro dia da seletiva será realizado um evento aberto ao público com apresentações de dança no Instituto de Cultura Espírita de Itabuna, na Rua Allan Kardek, n 101, Jardim Italamá, às 19:30. Nos dias 15 e 16 a audição acontecerá no Sítio 2 da Fundação Marimbeta, situado no bairro Fonseca, a partir das 08h00min da manhã. 

Mais Acesso e FormaçãoOs adolescentes e crianças integrantes do programa Viv-à-rte participaram de uma aula preparatória com o bailarino itabunense Joadson Costa Souza que é formado pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. A maioria deles demonstram muita aptidão para a carreira e vontade de seguir-la como é o caso da Katarine Gomes de 14 anos moradora do bairro Califórnia que faz Ballet no programa Viv-à-rte: “Para pessoas que realmente querem e gostam de fazer Ballet como eu quero e gosto essa audição é uma grande oportunidade” assegura Katarine.

Para o Jórdan Ferreira que tem 17 anos e faz a Oficina de Ballet Clássico e Dança Contemporânea pelo Viv-à-rte no Bairro de Fátima “a seletiva é importante porque abre muitas portas principalmente para pessoas jovens que tem necessidades financeiras. Um dos motivos que estou fazendo a seleção é porque tenho muita vontade de seguir na carreira profissional de bailarino”.

A educadora social e professora de Ballet no Viv-à-rte, Evelin Maikelly, acredita que o fato dessa seleção acontecer aqui em Itabuna “é um privilégio porque é o sonho deles. E essa aula preparatória com o Joadson é importante, pois ele é um estímulo para esses meninos e meninas. Ele era da comunidade como esses meninos e meninas que podem passar. Foi estudar na Escola Bolshoi e agora está aqui aplicando os conhecimentos que aprendeu lá.”

“Eu comecei em um projeto social assim como a maioria dos concorrentes, e até chegar na Escola Bolshoi foi muito difícil. Participei do Ballance, um concurso de Dança em Camaçari-BA, onde eu fui pré-selecionado para a Escola do Bolshoi no Brasil, fui para Joinvile fazer a audição passei e depois de dois anos me formei em Dança Contemporânea, o que foi e está sendo muito “suado” por sinal, com certeza não seria fácil. Acredito que essa audição é uma oportunidade incrível para todos, ainda mais acontecendo aqui na cidade”. Afirma o bailarino Joadson Souza.

A seleção de jovens bailarinos para Escola do Teatro Bolshoi no Brasil atende aos objetivos do Programa e da Fundação Marimbeta uma vez que favorece o despertar da auto-estima, bem como o uso da arte e do esporte como mecanismos de transformação e inclusão social.  A audição acontece de 14 a 16 de Setembro de 2014 em Itabuna, no sítio 02, bairro Fonseca. E é uma realização da Fundação Marimbeta e Prefeitura Municipal de Itabuna através do programa Viv-à-rte. Para maiores informações entre em contato através do número (073) 3211-5120 ou pelos e-mails:provivarte@gmail.com / daysebsantos@live.com